Sie sind hier: Startseite Líderes João Suassuna Notícias
Sektionen
Artikelaktionen

Notícias

Eine Ebene höher

Governo anuncia expans√£o do Pro√°gua Semi-√Ārido para todo o pa√≠s

erstellt von Jo√£o Suassuna — 24.10.2006 20:45

O programa Pro√°gua Semi-√°rido ser√° ampliado, passando a ter a√ß√Ķes em todo o pa√≠s.O Pro√°gua, que existe desde 1998, leva ao Semi-√Ārido nordestino e a Minas Gerais iniciativas para que a popula√ß√£o tenha acesso a √°gua nos per√≠odos de seca com a constru√ß√£o de obras de infra-estrutura como barragens, adutores e canais.

Mehr…

Transposição do rio São Francisco: Encontro instaura diálogo entre governo e movimentos

erstellt von Jo√£o Suassuna — 01.11.2006 18:08

Sociedade civil e governo retomaram discuss√Ķes em torno de um tema mais amplo - o desenvolvimento do Semi-√Ārido. Encontro emergiu de acordo que p√īs fim, em outubro de 2005, √† greve de fome do bispo de Barra (BA), Dom Luiz Fl√°vio Cappio.

Mehr…

O Velho Chico e o milagre da multiplicação das águas

erstellt von Jo√£o Suassuna — 01.11.2006 18:10

O projeto de transposi√ß√£o do rio S√£o Francisco vem sendo discutido desde meados do s√©culo XIX. Nunca havia prosperado devido a problemas pol√≠ticos, financeiros e t√©cnicos, sendo os √ļltimos os mais significativos. Devido aos m√ļltiplos usos aos quais est√° sendo submetido e a uma enorme pobreza h√≠drica que as autoridades teimam em n√£o aceitar, o rio j√° est√° dando claros sinais de incapacidade na gera√ß√£o de energia (ele √© respons√°vel pela gera√ß√£o de 95% da energia do Nordeste). Prova disso foi o racionamento na regi√£o em 2001. A Operadora Nacional do Sistema El√©trico Nacional (ONS) prev√™ que os problemas de gera√ß√£o voltar√£o a partir de 2009. Contra fatos, n√£o h√° argumentos.

Mehr…

Nordeste busca alternativas para a seca

erstellt von Jo√£o Suassuna — 22.11.2006 01:13

S√£o quase 20 milh√Ķes de pessoas vivendo em 1.042 munic√≠pios nos quase 900 mil quil√īmetros do semi-√°rido. Sete milh√Ķes e meio de pessoas s√£o consideradas pobres.

Mehr…

Lei de saneamento permite mais investimentos e transparência, diz especialista

erstellt von Jo√£o Suassuna — 20.12.2006 18:30

Na semana passada, ap√≥s 20 anos de tramita√ß√£o, a C√Ęmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o marco regulat√≥rio para o saneamento b√°sico. O projeto j√° foi aprovado no Senado e deve ser sancionado pelo presidente da Rep√ļblica Luiz In√°cio Lula da Silva nospr√≥ximos dias.

Mehr…

Manifesta√ß√Ķes contra transposi√ß√£o do Rio S√£o Francisco re√ļnem milhares de pessoas

erstellt von Jo√£o Suassuna — 28.02.2007 10:24

Milhares de pessoas s√£o esperadas em atos que iniciaram ontem (23/02) e seguem at√© a pr√≥xima segunda-feira (26/02), pela revitaliza√ß√£o e contra o projeto de transposi√ß√£o das √°guas do Rio S√£o Francisco. Os eventos acontecem desde Belo Horizonte (MG) at√© Juazeiro (BA), onde √© esperado o maior n√ļmero de manifestantes.

Mehr…

Os Governadores Petistas e a Transposição

erstellt von Jo√£o Suassuna — 28.02.2007 10:29

Um desafio ético e político se coloca para os governadores petistas eleitos no Nordeste -Wagner da Bahia, Deda do Sergipe e Wellington do Piauí -, isto é, como vão se posicionar diante da transposição do rio São Francisco?

Mehr…

Caravana em defesa do rio S√£o Francisco e do Semi-√Ārido visita a√ßudes e conversa com pequenos produtores

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 18:25

Pequenos produtores n√£o t√™m √°gua Regi√£o Oeste do Rio Grande do Norte, que pode receber as √°guas da transposi√ß√£o, tem √°gua em abund√Ęncia, mas sua utiliza√ß√£o est√° restrita a grandes empreendimentos do agron√©gocio

Mehr…

Transposição do Rio São Francisco é tema de debate na ABI

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 18:26

A Caravana em Defesa do Rio S√£o Francisco e do Semi-√°rido ‚Äď Contra a transposi√ß√£o debater√° o tema na ABI ‚Äď Associa√ß√£o Brasileira de Imprensa, √†s 14:00 horas do dia 21 de agosto de 2007. O objetivo √© promover discuss√Ķes, buscar consensos e mostrar as incoer√™ncias do projeto do Governo Federal.

Mehr…

Protesto contra transposi√ß√£o re√ļne seis mil pessoas em Minas

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 18:27

Manifestantes fazem nova mobilização contra projeto do governo Lula

Mehr…

Pesquisador cita Atlas da agência de águas como alternativa à transposição do São Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 18:24

O coordenador da Caravana em Defesa do S√£o Francisco e do Semi-√°rido, Apolo Lisboa, afirma que uma das alternativas para minimizar os efeitos da seca no Semi-√°rido nordestino sem a necessidade de transpor as √°guas do rio S√£o Francisco √© aproveitar o Atlas do Nordeste, elaborado h√° seis meses pela Ag√™ncia Nacional de √Āguas (ANA).

Mehr…

Organiza√ß√Ķes sociais debatem a transposi√ß√£o em S√£o Paulo

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 18:23

S√£o Paulo - A chegada da Caravana em defesa do rio S√£o Francisco e do Semi-√Ārido ‚Äď Contra a transposi√ß√£o √† capital paulista reflete o car√°ter nacional que os membros da Caravana querem dar ao debate do projeto de transposi√ß√£o do S√£o Francisco. Ou seja, mesmo fora da bacia, S√£o Paulo e Rio de Janeiro, Bras√≠lia s√£o importantes, pois as incoer√™ncias do projeto de transposi√ß√£o v√£o trazer conseq√ľ√™ncias nacionais. Por exemplo, se a transposi√ß√£o for realizada, os custos dela ser√£o pagos por todos brasileiros e n√£o s√≥ pelos nordestinos. Al√©m disso, a produ√ß√£o de energia el√©trica ser√° reduzida, o que pode exigir mais energia el√©trica de outras regi√Ķes brasileiras para o Nordeste.

Mehr…

Movimentos realizam caravana nacional em defesa do S√£o Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 02.03.2015 10:58

Movimentos sociais e de defesa do meio ambiente, t√©cnicos, especialistas, membros de comunidades tradicionais, representantes do Minist√©rio P√ļblico e professores universit√°rios integrar√£o a "Caravana Nacional em Defesa do Rio S√£o Francisco", contra a transposi√ß√£o do rio e a favor de uma nova estrat√©gia em rela√ß√£o ao semi-√°rido brasileiro. A Caravana ter√° in√≠cio no dia 12 de agosto em Belo Horizonte e passar√° por cerca de 15 cidades brasileiras.

Mehr…

Movimentos contrários à transposição do São Francisco querem debater gestão da água no Brasil

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 19:58

A Caravana em Defesa do Rio S√£o Francisco e do Semi-√Ārido chegou ontem (21) ao Rio de Janeiro, segunda das 11 capitais que ser√£o visitadas at√© 1¬ļ de setembro. O grupo, formado por especialistas, membros da sociedade civil e representantes do Minist√©rio P√ļblico, se op√Ķe ao projeto do governo federal de transposi√ß√£o do Rio S√£o Francisco e pretende mobilizar a sociedade e debater a pol√≠tica de gest√£o de √°gua no Brasil.

Mehr…

CNBB e José Alencar pedirão a Lula reabertura de diálogo sobre a Transposição

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 19:59

O vice-presidente José Alencar (PR/MG) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se comprometeram a pedir ao presidente Lula a reabertura de diálogo sobre o projeto de Transposição do rio São Francisco. Eles receberam no dia 22 de agosto os integrantes da Caravana contra a Transposição, que estava em Brasília.

Mehr…

Caravana vai percorrer 11 capitais contra transposição do Rio São Franscisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 20:00

Bras√≠lia - Em cerca de duas semanas, um grupo de especialistas e representantes de movimentos sociais percorrer√° 11 capitais brasileiras. O objetivo √© exp√īr argumentos contra a transposi√ß√£o do Rio S√£o Francisco. Batizada como Caravana Nacional em Defesa do Rio S√£o Francisco e do Semi-√°rido, Contra a Transposi√ß√£o, a peregrina√ß√£o pelas capitais ser√° feita por 12 pessoas. Em cada cidade, o grupo vai mobilizar sociedade civil, pol√≠ticos e estudantes para manifesta√ß√Ķes.

Mehr…

Caravana em defesa do rio S√£o Francisco chega ao Rio de Janeiro e ser√° recebida pelo prefeito

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 20:06

No dia 21/08, o prefeito do Rio de Janeiro, C√©sar Maia, receber√° a Caravana em defesa do rio S√£o Francisco e do Semi-√Ārido ‚Äď Contra a transposi√ß√£o.

Mehr…

Caravana contra a transposição do São Francisco chega a Salvador

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 20:04

Na pr√≥xima quinta-feira, dia 30, chega em Salvador a chamada Caravana Nacional em Defesa do rio S√£o Francisco e do Semi-√°rido. O grupo formado por mais de quinze pessoas deve percorrer 13 cidades de 10 estados, al√©m do Distrito Federal. Na capital baiana as atividades iniciam com debate na reitoria da Universidade Federal (UFBA), em seguida h√° a coletiva de imprensa e um ato p√ļblico. A tarde o grupo dever√° visitar a Assembl√©ia Legislativa e o cardeal Dom Geraldo Majella.

Mehr…

Wagner quer retomar o diálogo sobre transposição

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 17:06

Apesar de ser a favor do projeto de transposição do Rio São Francisco, o governador Jaques Wagner (PT) vai pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a reabertura do diálogo sobre o projeto.

Mehr…

Caminhada pelas ruas do centro da cidade busca o apoio da população

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 17:07

Cerca de 200 pessoas da caravana participaram, ontem pela manh√£, de um debate na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na ocasi√£o, foi apresentado um panorama da mobiliza√ß√£o contra a transposi√ß√£o das √°guas do S√£o Francisco em todo o Estado e firmados alguns pactos para dar continuidade √†s a√ß√Ķes.

Mehr…

Caravana entusiasma dom Geraldo

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 17:09

O apoio da Igreja da Bahia √† mobiliza√ß√£o da Caravana Nacional em Defesa do Rio S√£o Francisco foi dado com entusiasmo, ontem, pelo cardeal arcebispo de Salvador dom Geraldo Majella Agnelo, que recebeu os representantes da caravana, no fim da tarde, na C√ļria Metropolitana.

Mehr…

Governador de Sergipe recebe Caravana Contra Transposição do São Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 17:14

O governador Marcelo D√©da recebeu nesta sexta-feira, 31, no Pal√°cio dos Despachos, a Caravana em Defesa do Rio S√£o Francisco e do Semi-√Ārido Contra a Transposi√ß√£o. Os membros da Caravana vieram pedir ao governador que interceda para a constru√ß√£o de um processo de negocia√ß√£o com a Presid√™ncia da Rep√ļblica sobre o assunto.

Mehr…

Transposição do São Francisco: Governo pretende alagar 100 mil hectares em MG

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.09.2007 17:15

Presente de Grego - Governo federal projeta cinco barragens na bacia do Rio São Francisco, em Minas, com o mero objetivo de reforçar suprimento de água nos canais da transposição, no Nordeste

Mehr…

O rio S√£o Francisco clama por socorro

erstellt von Jo√£o Suassuna — 18.12.2007 23:07

Ocorrer√° em Belo Horizonte/MG, dias 22 e 23 de novembro de 2007, um ciclo de debates intitulado: O Rio S√£o Francisco e o Desenvolvimento Sustent√°vel do Semi-√Ārido, organizado pela Assembl√©ia Legislativa de Minas, com o objetivo de debater o semi-√°rido e a revitaliza√ß√£o do rio S√£o Francisco. O tema √© important√≠ssimo, mas o debate poder√° deixar de lado quest√Ķes urgentes que afetam a Bacia sanfranciscana, o Povo e a biodiversidade.

Mehr…

Sobradinho cada vez mais seco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 18.12.2007 23:06

Do dia 13 at√© o √ļltimo domingo, o n√≠vel do Lago de Sobradinho, que regula a √°gua do Rio S√£o Francisco para abastecer as usinas que formam o Complexo Hidrel√©trico de Itaparica e Paulo Afonso, baixou 1,9%, ficando com apenas 17% do seu volume √ļtil de √°gua. O volume √© o mais baixo desde novembro de 2003, quando o n√≠vel do lago chegou a 11,64%.

Mehr…

Desperdício de água nas capitais brasileiras chega a quase 50%

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:20

As capitais brasileiras desperdiçam 45% de toda a água retirada dos mananciais. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Socioambiental (ISA) a principal causa do problema são os vazamentos na rede e o valor foi medido a partir da subtração do que é retirado das reservas naturais e o que é efetivamente consumido pela população.

Mehr…

Estudo levanta desperdício de água nas 27 capitais brasileiras

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:00

Quase metade da água produzida para abastecimento nas capitais brasileiras é desperdiçada antes de chegar às torneiras do consumidor.

Mehr…

Capitais desperdiçam metade da água que retiram dos mananciais e a falta de saneamento afeta praticamente um terço dos moradores

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:24

A √°gua perdida em vazamentos, fraudes e submedi√ß√Ķes nas 27 capitais brasileiras seria suficiente para atender o consumo di√°rio de 38 milh√Ķes de pessoas.

Mehr…

Governo n√£o investe em irriga√ß√£o. Terras ficam ociosas enquanto Uni√£o quer gastar bilh√Ķes com transposi√ß√£o

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:25

No Nordeste setentrional, onde as chuvas s√£o esparsas e o clima predominante √© o do semi-√°rido, existem instalados, hoje, equipamentos e infra-estrutura p√ļblica para irriga√ß√£o em 60 mil hectares. Mas pouco mais da metade dessa terra, 30.880 hectares, est√° parada, sem plantio algum, segundo o pr√≥prio √≥rg√£o que a gerencia, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Sem irriga√ß√£o, pequenos produtores s√≥ podem esperar a chuva, que nem sempre √© suficiente, para o plantio de subsist√™ncia de feij√£o, milho e mandioca.

Mehr…

Hidronegócio / privatização das águas: Governo vai licitar águas da União

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:03

Depois da concess√£o de rodovias, o governo Lula "pegou gosto" pela privatiza√ß√£o. Agora, em aten√ß√£o ao hidroneg√≥cio, privatizar√°, por concess√£o, as chamadas "√°reas aq√ľ√≠colas" em lagos, rios, a√ßudes, reservat√≥rios ou em pontos do litoral. J√° espalhadas pelas planta√ß√Ķes de cana-de-a√ß√ļcar e de soja do pa√≠s, empresas estrangeiras poder√£o agora explorar √°guas da Uni√£o. De acordo com o governo, j√° existem escoceses, noruegueses, franceses e espanh√≥is interessados na abertura dos editais de licita√ß√£o, tanto para reservat√≥rios em √°gua doce como em pontos do litoral. As mat√©rias s√£o de Eduardo Scolese, da Folha de S.Paulo, publicadas pela Folha Online

Mehr…

O avan√ßo da cana-de-a√ß√ļcar potencializa a degrada√ß√£o do rio S√£o Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:04

O avan√ßo da cana-de-a√ß√ļcar potencializa a degrada√ß√£o do rio S√£o Francisco, em raz√£o do destacam o assoreamento, contamina√ß√£o do len√ßol fre√°tico, desmatamento e comprometimento das matas ciliares. A mat√©ria "Canaviais sufocam o S√£o Francisco" √© de Luiz Ribeiro, publicada pelo Estado de Minas, caderno de Agroneg√≥cios, em 19/11/2007

Mehr…

CARAVANA envia carta a governadores

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:34

Carta enviada, em 28 de setembro de 2007, aos governadores Jacques Wagner e Marcelo Deda, conforme compromisso assumido por eles com a Caravana em defesa do rio S√£o Francisco e do Semi-√°rido. √Č uma proposta alternativa √† Transposi√ß√£o. Os dois governadores se comprometeram a marcar audi√™ncia do Presidente Lula com a Caravana para discutir essa alternativa.

Mehr…

Falta de apoio compromete o programa Um Milh√£o de Cisternas (P1MC), que construiu 20 por cento% das cisternas pretendidas

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:04

Programa constrói no Nordeste só 20% das cisternas pretendidas

Mehr…

Governo atrasa repasse de verbas contra a seca

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:05

Sem a libera√ß√£o de R$ 3,2 milh√Ķes, 1 milh√£o de pessoas sofrem com falta d‚Äô√°gua s√≥ no Piau√≠; 6 Estados est√£o em situa√ß√£o de emerg√™ncia

Mehr…

Governo interrompe o Programa Um Milh√£o de Cisternas (PIMC): Agricultores querem cisternas de placas

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:20

A construção de 28.475 cisternas levou água potável para 29.031 famílias de agricultores de 147 municípios cearenses

Mehr…

Governo federal anuncia assinatura de novo termo de parceria com a ASA para continuidade do P1MC

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:21

O secret√°rio nacional de Seguran√ßa Alimentar e Nutricional do Minist√©rio do Desenvolvimento Social e Combate √† Fome (MDS), Onaur Ruano, anunciou ontem (13/11) a assinatura de um novo termo de parceria com a Articula√ß√£o no Semi-√Ārido Brasileiro (ASA), para a constru√ß√£o de mais cisternas na regi√£o semi-√°rida do Pa√≠s. Embora o n√ļmero de reservat√≥rios a serem constru√≠dos n√£o tenha sido divulgado, Ruano afirmou que o novo contrato deve ser assinado com a ASA ainda em dezembro desse ano.

Mehr…

O Programa Uma Terra e Duas √Āguas (P1+2), em 2008, ter√° recursos do governo federal, na ordem de R$ 25 milh√Ķes

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:05

O Programa Uma Terra e Duas √Āguas (P1+2), da Articula√ß√£o no Semi-√Ārido Brasileiro (ASA), receber√° do Minist√©rio do Desenvolvimento Social e Combate √† Fome (MDS) o valor de R$ 25 milh√Ķes para a implementa√ß√£o de tecnologias de capta√ß√£o e armazenamento de √°gua de chuva para a produ√ß√£o de alimentos no Semi-√Ārido.

Mehr…

Ministro debate quest√Ķes do Semi-√Ārido com deputados

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:35

O ministro Sergio Rezende, da C&T, recebeu na manh√£ de quarta-feira o diretor do Insa, Roberto Germano Costa, e um grupo de deputados da regi√£o Nordeste para debater quest√Ķes ligadas √†s pesquisas desenvolvidas pelo Instituto na regi√£o Nordeste, principalmente as que se direcionam ao Semi-√Ārido.

Mehr…

População do semi-árido: a água existente precisa ser distribuída de forma justa

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:35

Representantes dos movimentos populares, organiza√ß√Ķes sociais, povos e comunidades, envolvidos desde o dia 29 de outubro, na prepara√ß√£o e realiza√ß√£o do mutir√£o de trabalhos nos estados do Cear√°, Para√≠ba e Pernambuco, mostram que problema do semi-√°rido n√£o √© a falta de √°gua, mas o acesso e a distribui√ß√£o.

Mehr…

Programa Um Milh√£o de Cisternas pode deixar de receber verbas em 2008.

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:06

√Č importante destacar que o secret√°rio nacional de Seguran√ßa Alimentar e Nutricional do Minist√©rio do Desenvolvimento Social e Combate √† Fome (MDS), Onaur Ruano, anunciou no dia 13/11 a assinatura de um novo termo de parceria com a Articula√ß√£o no Semi-√Ārido Brasileiro (ASA), para a constru√ß√£o de mais cisternas na regi√£o semi-√°rida do Pa√≠s. Embora o n√ļmero de reservat√≥rios a serem constru√≠dos n√£o tenha sido divulgado, Ruano afirmou que o novo contrato deve ser assinado com a ASA ainda em dezembro desse ano. Tamb√©m √© importante destacar que o governo muda o processo de execu√ß√£o do P1MC, dando destaque √† execu√ß√£o pelas prefeituras, exatamente no ano de elei√ß√Ķes municipais. Ou seja, o governo corre o risco de sacrificar um importante programa social, pelos motivos pol√≠ticos de sempre, como sempre

Mehr…

A crise silenciosa da exclusão hídrica

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:07

Vídeo mostrando a crise existente nos recursos hídricos a nível global e a preocupação dos ambientalistas em encontrar saídas para a solução do problema.

Mehr…

Rejeitos nucleares não preocupam nos próximos 500 anos, diz Eletronuclear

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:12

A questão dos rejeitos nucleares parece estar equacionada no Brasil, pelo menos nos próximos 500 anos, avaliou, no dia 21/, o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva.

Mehr…

Nota do EcoDebate sobre a notícia Rejeitos nucleares não preocupam nos próximos 500 anos

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:13

O presidente da Eletronuclear defende a seguran√ßa dos rejeitos nucleares. √Č compreens√≠vel que assim seja. Ele j√° falou diversas vezes que n√£o h√° preocupa√ß√Ķes com os rejeitos e defendeu a expans√£o do programa nuclear, inclusive com usinas no Nordeste do Brasil. De nossa parte, sempre fazemos os mesmos questionamentos, que continuam sem resposta.

Mehr…

O hidronegócio e a privatização das águas, por Henrique Cortez

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:13

[EcoDebate] A recente notícia de que o governo Lula irá licitar as águas da União, reascende o debate sobre uma atividade silenciosa, mas, certamente, uma das mais poderosas no mercado mundial - o hidronegócio.

Mehr…

Programa de construção de cisternas será realizado pelos municípios (com nota do EcoDebate)

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:36

Segundo o secret√°rio, o governo tem buscado diversificar as fontes construtoras de cisternas, n√£o ficando s√≥ com a ASA. "Temos de respeitar o pacto federativo. A sociedade civil deve participar, mas n√£o deve ser a √ļnica frente", disse Ruano. Um dos munic√≠pios beneficiados ser√° Ouro Branco (AL), onde uma parceira da ASA, a C√°ritas, dar√° apoio √† prefeitura para erguer 103 cisternas. "Vamos participar mais do monitoramento das a√ß√Ķes da prefeitura", explicou Maria Aparecida Mafra Alves, coordenadora da C√°ritas. A mat√©ria, Munic√≠pios v√£o receber recursos para cisternas, √© de Carolina Mandl, publicada pelo Valor Econ√īmico de 23/11/2007

Mehr…

Projeto de transposição não será realizado, garantem ambientalistas

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:14

[Se fracassarem as obje√ß√Ķes dos ambientalistas, a oposi√ß√£o dos barranqueiros e as medidas judiciais, ainda assim o pol√™mico projeto de transposi√ß√£o do rio S√£o Francisco n√£o ser√° concretizado, porque vai esbarrar na burocracia ambiental e nos entraves pr√≥prios enfrentados pelas obras governamentais. O texto √© do jornalista M√°rcio Metzker, Assembl√©ia Legislativa de Minas Gerais]

Mehr…

A SECA DO NORDESTE TEM SOLUÇÃO

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:09

√Āguas subterr√Ęneas s√£o apontadas como alternativa e estiagem n√£o seria problema

Mehr…

Comentários de Apolo Lisboa, Coordenador do projeto Manuelzão (MG), sobre o Pacto pela revitalização do rio São Francisco.

erstellt von Jo√£o Suassuna — 06.12.2007 21:39

√Č sempre bom ler e refletir. N√≥s s√≥ evolu√≠mos com esp√≠rito cr√≠tico. O Ciclo de Debates realizado pela Assembl√©ia Legislativa de Minas foi um pleito da Caravana que foi aceito e agora cumprido pela Assembl√©ia de Minas. Esperamos que nos demais estados iniciativas id√™nticas se realizem. Foi o melhor encontro sobre o S√£o Francisco que ela realizou. A ALMG √© uma institui√ß√£o e tem sua forma de realizar eventos. Tudo foi muito discutido com quem quisesse, foram umas 6 reuni√Ķes preparat√≥rias e afinal realizado.Com deputados de todos partidos. V√°rias pessoas convidadas n√£o puderam comparecer, e n√£o houve discrimina√ß√£o de ningu√©m. √Č claro que quem n√£o participa das reuni√Ķes cansativas de organiza√ß√£o ou n√£o consegue apoio suficiente para mudar o eixo da reuni√£o fica insatisfeito.

Mehr…

Frei Luiz inicia nova greve de fome contra transposição

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:22

27/11/2007 O frei Luiz Flávio Cappio, bispo da diocese de Barra (BA), inicia nesta terça-feira (27) nova greve de fome contra o projeto de transposição do rio São Francisco. O ato acontece na Vila São Francisco, localizada no município de Sobradinho (BA), às margens do Velho Chico.

Mehr…

Governo não negocia transposição

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 13:57

O presidente Luiz In√°cio Lula da Silva deixou claro, numa conversa na manh√£ de ontem com assessores, que "n√£o vai ter negocia√ß√£o" com o bispo de Barra, dom Luiz Fl√°vio Cappio. Na √ļltima ter√ßa-feira, o religioso come√ßou uma nova greve de fome contra a transposi√ß√£o das √°guas do Rio S√£o Francisco. A assessores, Lula disse avaliar que √© um "absurdo" algu√©m fazer esse tipo de protesto diante de uma quest√£o "t√©cnica".

Mehr…

Nota do Cimi em apoio a Dom Luiz Cappio e em defesa do rio S√£o Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:22

Opar√°. √Č assim que os povos ind√≠genas que vivem ao longo do rio S√£o Francisco chamam este rio. √Č o lugar onde vivem alguns de seus ‚Äúencantados‚ÄĚ e de onde eles tiram muito de seu sustento f√≠sico e cultural.

Mehr…

Greve de bispo n√£o altera projeto do S√£o Francisco, diz ministro

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 13:56

[A meta, segundo Geddel, √© licitar o primeiro lote da constru√ß√£o dos canais at√© o dia 15 e concluir at√© o fim do mandato de Lula pelo menos o trecho principal (Leste) da obra estimada em R$ 4,5 bilh√Ķes. Os atrasos sofridos at√© agora s√£o apenas resultado das "manifesta√ß√Ķes leg√≠timas" da Justi√ßa. "Meu discurso e o do presidente est√£o afinad√≠ssimos", ressaltou, informando que havia conversado com Lula sobre d. Cappio. "Homem p√ļblico n√£o pode ter medo do desgaste quando sabe que est√° certo", acrescenta. A m√°teira √© de Milton F. da Rocha Filho, da Ag√™ncia Estado, publicada pelo Estad√£o Online, quarta-feira, 28 de novembro de 2007, 09:53 | Online]

Mehr…

D. Cappio diz que transposição é propaganda enganosa

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 13:58

[Ao responder ao presidente Luiz In√°cio Lula da Silva que disse preferir ficar ao lado de 12 milh√Ķes de pessoas do que ao de d. Luiz Cappio, que faz greve de fome, contra as obras de transposi√ß√£o do rio S√£o Francisco, o sacerdote afirmou que "este √© um discurso antigo, aquilo que eu chamo de propaganda enganosa". A mat√©ria √© de Jos√© Maria Mayrink, do Estad√£o, publicada na quarta-feira, 28 de novembro de 2007, 15:16 | Online]

Mehr…

Comitê da Bacia do Rio São Francisco elogia bispo e diz que governo não dialoga sobre transposição do São Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 13:56

A greve de fome retomada ontem (27) pelo bispo da Diocese de Barra (BA), Dom Frei Luiz Fl√°vio Cappio, em protesto contra a transposi√ß√£o do Rio S√£o Francisco, √© um gesto ‚Äúher√≥ico‚ÄĚ de quem conhece o semi-√°rido e a situa√ß√£o prec√°ria do rio.

Mehr…

Resumo da biografia de Dom Luiz Flavio Cappio

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 13:58

‚ÄúA vida do rio e do seu povo ou a morte de um cidad√£o brasileiro‚ÄĚ

Mehr…

Retrospectiva dos acontecimentos relativos à transposição

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 13:58

Acompanhe os principais acontecimentos desde que a equipe do presidente Lula desengavetou o projeto de transposi√ß√£o de √°guas do rio S√£o Francisco e organiza√ß√Ķes sociais, movimentos populares, povos e comunidades tradicionais intensificaram os atos pelo arquivamento definitivo do projeto.

Mehr…

Resposta de Luiz Roberto Santos Moraes à posição do deputado Walter Pinheiro (BA), ao projeto da Transposição do rio São Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:14

Como admirador de suas posi√ß√Ķes pol√≠tico-ideol√≥gicas, seu car√°ter e integridade e como seu eleitor venho discordar de sua posi√ß√£o publicada hoje (01/12/07) no Caderno sobre o RSF do jornal A TARDE, quanto √† transposi√ß√£o das √°guas do Rio S√£o Francisco.

Mehr…

Romaria à capela onde bispo faz greve de fome

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:18

Prossegue a romaria à capela onde o bispo de Barra, dom Luiz Flávio Cappio completou ontem o sexto dia de greve de fome.

Mehr…

√Āgua: merece total respeito

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:18

LAMENTO ter de voltar a um assunto sobre o qual escrevi tantas vezes: o desperd√≠cio de √°gua. Dados de pesquisa recentemente divulgados d√£o conta de que o Brasil desperdi√ßa 45% da √°gua captada para o consumo. O quadro piorou nos √ļltimos anos. Em 2002, a perda era de 40% -o que j√° era lament√°vel. De l√° para c√°, aumentamos cinco pontos percentuais ("Brasil desperdi√ßa 45% da √°gua", Folha, 17/11/07).

Mehr…

Se o Brasil tiver de escolher entre ambientalismo e desenvolvimento, escolher√° desenvolvimento

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 14:19

O ministro extraordin√°rio de Assuntos Estrat√©gicos da Presid√™ncia da Rep√ļblica, Roberto Mangabeira Unger, defendeu ontem que se encontre ‚Äúum modelo de desenvolvimento na Amaz√īnia que nos permita crescer sem depredar a natureza‚ÄĚ. Mas avisou que, ‚Äúse o Brasil tiver de escolher entre ambientalismo e desenvolvimento, escolher√° desenvolvimento, e qualquer Pa√≠s faria essa escolha‚ÄĚ. O ministro classificou a Amaz√īnia como ‚Äúum grande e privilegiado laborat√≥rio para esse experimento nacional‚ÄĚ. A reportagem √© do jornal O Estado de S. Paulo, 30-11-2007.

Mehr…

156 cidades estão em estado de emergência na Paraíba

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.12.2007 13:56

A m√° distribui√ß√£o da √°gua no territ√≥rio paraibano torna a situa√ß√£o mais dram√°tica em algumas regi√Ķes, principalmente, nas rurais. Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, 156 dos 223 munic√≠pios paraibanos j√° decretaram situa√ß√£o de emerg√™ncia devido √† estiagem, desde o in√≠cio do ano. De acordo com a Defesa Civil da Para√≠ba, 40 munic√≠pios est√£o sendo abastecidos por 100 carros-pipas contratados pelo Governo do Estado e, em 89 cidades, o abastecimento de √°gua est√° sendo realizado pelo Governo Federal, atrav√©s de 220 carros-pipas do Ex√©rcito.

Mehr…

Três Gargantas é maior represa do mundo e maior desastre da China

erstellt von Jo√£o Suassuna — 18.12.2007 23:07

No ano passado, autoridades chinesas comemoraram a conclus√£o da represa de Tr√™s Gargantas divulgando uma lista de dez recordes mundiais quebrados na constru√ß√£o da obra. Entre eles: Tr√™s Gargantas √© a maior represa do mundo, a maior usina sider√ļrgica e a maior consumidora de areia, pedra, concreto e a√ßo. At√© mesmo as 1,13 milh√£o de pessoas deslocadas pelo projeto entrou na lista como o recorde n√ļmero 10. A reportagem √© de Jim Yardley e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Mehr…

Revitalização não tem nada a ver com transposição

erstellt von Jo√£o Suassuna — 18.12.2007 23:05

O Secret√°rio de Recursos H√≠dricos do Governo do Estado de Pernambuco, Jo√£o Bosco, e o engenheiro agr√īnomo e pesquisador da Funda√ß√£o Joaquim Nabuco, Jo√£o Suassuna, participaram do debate "Quest√£o da √°gua: gest√£o das reservas e a transposi√ß√£o do Rio S√£o Francisco", realizado no Recife, na quarta-feira, dia 05. Mat√©ria de P√©rola Vieira, publicada pelo EcoDebate

Mehr…

A polêmica da transposição

erstellt von Jo√£o Suassuna — 11.02.2008 16:34

Especialista em hidrologia do semi-√°rido p√Ķe em d√ļvida reais benef√≠cios do programa para o Rio S√£o Francisco

Mehr…

Não vai acontecer. Pode escrever, diz frei Cappio sobre a transposição.

erstellt von Jo√£o Suassuna — 11.02.2008 16:48

SEMI-√ĀRIDO: Frei Luiz faz um balan√ßo da greve de fome contra a transposi√ß√£o; gesto ‚Äúdespertou os movimentos sociais‚ÄĚ Existe um ditado chin√™s que diz assim, ‚Äėquando algu√©m aponta, os s√°bios olham para onde o dedo aponta e os idiotas olham para o dedo‚Äô. J√° estava no 18¬ļ, 20¬ļ dia de jejum, e eles [governo] estavam altamente preocupados com a minha vida. Mas n√£o olharam para onde o dedo apontava, e sim para o dedo, um bispo que estava morrendo.

Mehr…

Comiss√Ķes do Senado debatem transposi√ß√£o de √°guas

erstellt von Jo√£o Suassuna — 12.02.2008 10:48

A transposi√ß√£o de √°guas do rio S√£o Francisco ser√° tema de audi√™ncia p√ļblica promovida pela Comiss√£o de Direitos Humanos e Legisla√ß√£o Participativa (CDH) na pr√≥xima quinta-feira (14/02), √†s 9h. O requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) para realiza√ß√£o do debate foi aprovado ontem pela comiss√£o. O objetivo da discuss√£o, disse ele, √© esclarecer os parlamentares sobre o Projeto de Integra√ß√£o do Rio S√£o Francisco com as Bacias Hidrogr√°ficas do Nordeste Setentrional.

Mehr…

Fontes energéticas alternativas ainda patinam no País

erstellt von Jo√£o Suassuna — 12.02.2008 10:59

S√ÉO PAULO - O ano de 2008 come√ßou com um quadro pouco animador para o desenvolvimento das fontes alternativas de energia no Brasil. As duas principais a√ß√Ķes do governo federal na √°rea, o Programa de Incentivo √†s Fontes Alternativas de Energia El√©trica (Proinfa) e o Programa Nacional de Produ√ß√£o e Uso de Biodiesel (PNPB), ainda patinam em seus resultados e n√£o cumprem as metas estipuladas inicialmente, o que revela a dificuldade que o Pa√≠s tem em explorar de maneira vi√°vel o grande potencial energ√©tico dispon√≠vel em territ√≥rio nacional. Por Wellington Bahnemann, Agencia Estado, domingo, 10 de fevereiro de 2008, 11:35.

Mehr…

Acorda Patrus! Transposição é cavalo de tróia

erstellt von Jo√£o Suassuna — 12.02.2008 18:26

O ministro Patrus Ananias, em entrevista ao Jornal O TEMPO, em 11/02/2008, p. A5, voltou a reafirmar opini√£o equivocada sobre a Transposi√ß√£o do rio S√£o Francisco. Patrus disse que ‚Äúdefende o projeto de transposi√ß√£o do rio S√£o Francisco com a revitaliza√ß√£o cada vez mais vigorosa do rio e de todos seus afluentes.‚ÄĚ E acrescenta: ‚ÄúN√≥s temos de levar √°gua para as pessoas que n√£o tem √°gua. O semi-√°rido do Brasil n√£o tem √°gua e √© fundamental levar √°gua para l√° para ter agricultura, para o desenvolvimento e para que as pessoas possam viver com dignidade... Acho que a discuss√£o sobre a transposi√ß√£o hoje n√£o tem mais nenhum sentido.‚ÄĚ

Mehr…

Transposição tem apoio da maioria dos governadores

erstellt von Jo√£o Suassuna — 12.02.2008 18:34

A transposi√ß√£o do Rio S√£o Francisco tem apoio da maioria dos governadores de Estados nordestinos envolvidos no projeto - Alagoas, Bahia, Cear√°, Para√≠ba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte. As √ļnicas vozes dissonantes v√™m do sergipano Marcelo D√©da - do mesmo partido do presidente Luiz In√°cio Lula da Silva, o PT -, e de seu colega alagoano, Teot√īnio Vilela, do oposicionista PSDB.

Mehr…

Senado discute transposição do São Francisco e Iran participa

erstellt von Jo√£o Suassuna — 14.02.2008 10:04

Audi√™ncia p√ļblica foi proposta pelo senador Eduardo Suplicy e contar√° com presen√ßa de diversos convidados, como Dom Cappio e Let√≠cia Sabatella

Mehr…

Geddel e bispo de Barra travam embate acalorado sobre transposição

erstellt von Jo√£o Suassuna — 14.02.2008 15:58

O debate sobre a transposição do Rio São Francisco, que está sendo travado no Senado desde as 9h30, despertou embates acalorados entre opositores e defensores do polêmico projeto. O primeiro duelo da sessão pedida pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), com presença de estudiosos, políticos e representantes do movimento, foi entre o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, e o ministro da Integração, o baiano Geddel Vieira Lima.

Mehr…

Desde 2004 j√° se sabia que as √°guas do rio S√£o Francisco eram desnecess√°rias para o Cear√°

erstellt von Jo√£o Suassuna — 14.02.2008 17:47

Transposi√ß√£o do S√£o Francisco, cuja obra custar√° US$ 1,5 bilh√£o, vai levar √°gua para o estado do Cear√°, que j√° √© beneficiado por uma ‚Äúinvej√°vel‚ÄĚ rede de abastecimento √† popula√ß√£o

Mehr…

Em audiência, atriz diz que debate sobre transposição do São Francisco foi tardio

erstellt von Jo√£o Suassuna — 15.02.2008 10:44

A atriz Let√≠cia Sabatella, integrante da organiza√ß√£o n√£o-governamental Humanos Direitos, disse nesta quinta-feira que o debate sobre a transposi√ß√£o do Rio S√£o Francisco √© tardio e que propostas alternativas deveriam ter sido discutidas antes que as obras come√ßassem. Ela participou de audi√™ncia p√ļblica na Comiss√£o de Direitos Humanos e Legisla√ß√£o Participativa (CDH) do Senado.

Mehr…

Discussão sobre projeto não avança

erstellt von Jo√£o Suassuna — 15.02.2008 18:03

Jornal A Tarde, 15/02/2008. S√ćLVIO RIBAS | SUCURSAL BRAS√ćLIA sribas@grupoatarde.com.br

Mehr…

Suplicy sugere outro debate sobre a integração do Rio São Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 15.02.2008 18:08

COMISS√ēES / Transposi√ß√£o 14/02/2008 - 16h15

Mehr…

‚ÄúCopo d‚Äô√°gua para quem tem sede √© papo furado‚ÄĚ, diz Ciro

erstellt von Jo√£o Suassuna — 18.02.2008 09:39

Na quinta-feira (14/2), em uma audi√™ncia p√ļblica no Senado Federal sobre a transposi√ß√£o do Rio S√£o Francisco, o deputado federal e ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) assumiu que as popula√ß√Ķes difusas do semi-√°rido brasileiro n√£o ser√£o beneficiadas.

Mehr…

Especialista vê desigualdade social na raiz dos problemas de seca no Nordeste

erstellt von Jo√£o Suassuna — 18.02.2008 10:12

Durante audi√™ncia p√ļblica no Plen√°rio do Senado que discutiu o Projeto de Integra√ß√£o do Rio S√£o Francisco com Bacias Hidrogr√°ficas do Nordeste Setentrional, o representante da entidade Articula√ß√£o para o Semi-√Ārido Brasileiro (ASA-Brasil), Luciano Mar√ßal da Silveira, apontou a desigualdade social e econ√īmica, e n√£o a falta de √°gua, como a principal causa dos problemas da popula√ß√£o do semi-√°rido nordestino.

Mehr…

Transposição vai concentrar água, dizem especialistas

erstellt von Jo√£o Suassuna — 18.02.2008 10:14

Audi√™ncia no Senado sobre o megaempreendimento no rio S√£o Francisco √© marcada por divis√£o de opini√Ķes; t√©cnicos alertam que projeto n√£o distribuir√° √°gua e defendem combate √† ind√ļstria da seca; e Ciro Gomes reconhece que a transposi√ß√£o abastecer√° apenas os a√ßudes j√° existentes. Por Mayr√° Lima, de Bras√≠lia (DF), para a Ag√™ncia Brasil de Fato.

Mehr…

Trechos da audi√™ncia p√ļblica sobre a transposi√ß√£o do rio S√£o Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 18.02.2008 10:34

V√≠deos que foram editados na m√≠dia, sobre a audi√™ncia p√ļblica da transposi√ß√£o realizada no Senado Federal.

Mehr…

Em bate boca com a ‚Äėbela‚Äô, ‚Äėfera‚Äô fala at√© em coc√ī

erstellt von Jo√£o Suassuna — 18.02.2008 10:46

Autorit√°rio ou en√©rgico? Arrogante ou determinado? Imprudente ou corajoso? O estilo de lideran√ßa a que se prop√Ķe Ciro Gomes constitui um enigma. Prestes a ser levado √† vitrine de 2010 como presidenci√°vel do PSB, o deputado vem tentando calibrar o discurso. Parece esfor√ßar-se para demonstrar que as segundas op√ß√Ķes s√£o as corretas. Seria brioso e arrojado. Mas n√£o insensato.

Mehr…

SOS S√£o Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 19.02.2008 09:58

Poucos assuntos despertaram tanta pol√™mica como a transposi√ß√£o do rio S√£o Francisco. Isto, por√©m, levou a uma salutar discuss√£o sobre a necessidade urgente de revitalizar o rio. Um grito unissonante de SOS S√£o Francisco est√° no ar. √Č como se todos se dessem conta de que um paciente, doente e fraco, n√£o pode doar sangue antes de sua recupera√ß√£o.

Mehr…

Ambientalista defende o debate de um pacto nacional para socorrer o Nordeste

erstellt von Jo√£o Suassuna — 20.02.2008 08:59

O verdadeiro projeto do governo para a transposi√ß√£o do Rio S√£o Francisco n√£o √© conhecido pela sociedade, afirmou, nesta quinta-feira (14), o ambientalista e coordenador do portal EcoDebate, Henrique Cortez. Ele disse que existe muita fantasia em torno do tema e pediu a contribui√ß√£o do Senado para realizar um pacto nacional destinado a discutir o desenvolvimento sustent√°vel do Nordeste. Em sua opini√£o, projetos que visem √† solu√ß√£o do problema da seca naquela regi√£o devem ser discutidos em n√≠vel nacional e n√£o adotados por ‚Äúimposi√ß√£o imperial‚ÄĚ. Por Iara Farias Borges, Ag√™ncia Senado

Mehr…

Prefeito de Londres recomenda população a trocar água mineral por de torneira

erstellt von Jo√£o Suassuna — 21.02.2008 09:25

O prefeito de Londres, Ken Livingstone, lan√ßou nesta quarta-feira uma campanha destinada a promover o consumo de √°gua de torneira frente √† engarrafada em restaurantes, caf√©s e outros estabelecimentos. ‚ÄúA mensagem √© muito simples. N√£o tenham vergonha de pedir √°gua de torneira no restaurante‚ÄĚ, disse o pol√≠tico trabalhista. Na opini√£o de Livingstone, dessa forma os londrinos economizar√£o dinheiro e ajudar√£o a salvar o planeta. Mat√©ria da Ag√™ncia EFE, em Londres, publicada pela Folha Online, 20/02/2008 - 13h25.

Mehr…

Mais um recado do São Francisco, artigo de Marcos Sá Corrêa

erstellt von Jo√£o Suassuna — 21.02.2008 09:28

[O Estado de S.Paulo] O caf√© da manh√£ oferecido a seis pescadores de Sobradinho naquela manh√£ de janeiro n√£o poderia ser mais generoso. Eram nada menos que dez marrecos, torrados, com cuscuz. Fartura demais para a beira do Rio S√£o Francisco. E dois comensais preferiram engolir a conversa de que as aves aqu√°ticas deram ultimamente para aparecer mortas, boiando na represa. Quatro atacaram o farnel. E dois pescadores passaram as 24 horas seguintes com secura na boca, dor de est√īmago, diarr√©ia e febre, os ind√≠cios cl√°ssicos da intoxica√ß√£o alimentar.

Mehr…

A morte programada de um rio

erstellt von Jo√£o Suassuna — 22.02.2008 11:29

 

Mehr…

O povo foi colocado à deriva e o governo cospe no prato que comeu. Entrevista especial com Dom Luiz Cappio

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.02.2008 09:41

‚ÄúQual √© o Brasil que n√≥s queremos?‚ÄĚ, √© a pergunta que Dom Luiz Cappio faz ao povo brasileiro e aos movimentos sociais. Depois de v√°rias tentativas de di√°logo com o governo Lula e dois jejuns, em defesa do S√£o Francisco e do povo que depende do rio, o bispo reflete sobre a miss√£o dos movimentos sociais e pede: ‚Äú√Č o grande momento dos movimentos populares se levantarem. √Č o grande momento das universidades, das cabe√ßas pensantes, das igrejas, de todos aqueles que se sentem cidad√£os brasileiros se levantarem. N√≥s n√£o podemos deixar que um grupo de pessoas truculentas, com interesses duvidosos entreguem a na√ß√£o (‚Ķ), √© o grande momento da cidadania falar mais alto, da brasilidade falar mais alto e dar gritos em defesa da na√ß√£o brasileira‚ÄĚ. Na entrevista concedida √† IHU On-Line por telefone, Dom Luiz Cappio fala sobre as reflex√Ķes feitas a partir das discuss√Ķes feitas em torno do Rio S√£o Francisco, das alternativas ao projeto de transposi√ß√£o, do futuro do rio e do governo Lula e do discurso que proferiu no dia 14 de fevereiro no Senado brasileiro. Dom Luiz Cappio √© Bispo de Barra, na Bahia. Esteve, por muitos anos, ao lado de Lula, at√© que este chegou √† presid√™ncia e deu ‚Äúas costas para os movimentos sociais e se torna ref√©m de um pequeno grupo que representa o grande capital internacional e se esquece de todos os compromissos de campanha‚ÄĚ, segundo o bispo. Para ele, sua miss√£o como pastor √© ‚Äúser a voz desse povo que n√£o tem voz‚ÄĚ e defender a vida deles.

Mehr…

Confer√™ncia deve apontar perspectivas de luta no S√£o Francisco e no Semi-√Ārido

erstellt von Jo√£o Suassuna — 25.02.2008 09:44

Representantes de organiza√ß√Ķes sociais, movimentos populares, povos e comunidades tradicionais, de 12 estados brasileiros, estar√£o reunidos a partir da pr√≥xima segunda-feira, 25, at√© o dia 27, em Sobradinho (BA), na Confer√™ncia dos Povos do S√£o Francisco e do Semi-√Ārido. A programa√ß√£o inclui palestras, debates, plen√°rias e a constru√ß√£o de perspectivas para a continuidade das a√ß√Ķes. Mat√©ria de Clarice Maia, da Articula√ß√£o Popular S√£o Francisco Vivo, publicada no EcoDebate, 23/02/2008.

Mehr…

Brasileiro que ir√° dirigir o programa de √°gua da Unesco desconhece as limita√ß√Ķes h√≠dricas do rio S√£o Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 26.02.2008 08:58

O diretor da Ag√™ncia Nacional de √Āguas (ANA) Benedito Braga acaba de ser eleito para a presid√™ncia do Conselho do Programa Hidrol√≥gico Internacional (PHI), da Unesco. Braga atribui a sua escolha ao modelo de gest√£o dos recursos h√≠dricos adotado pelo Brasil que vem servindo de modelo a diversos pa√≠ses. `O que a gente prop√Ķe consegue p√īr em pr√°tica`, ressalta Braga ao comparar o trabalho desenvolvido pela ANA com o de organiza√ß√Ķes de outros pa√≠ses. O especialista lembra que na d√©cada de 70, quando se discutia a quest√£o da √°gua, a avalia√ß√£o se fazia sob o √Ęngulo da hidrologia. Hoje, h√° um forte componente pol√≠tico, que fica ainda mais evidente quando se pensa nas √°guas fronteiri√ßas. A seguir, a √≠ntegra da entrevista do especialista do site Sustentabilidade.

Mehr…

Carta de Sobradinho - Povos do S√£o Francisco e do Semi-√°rido se unem pela Vida

erstellt von Jo√£o Suassuna — 03.03.2008 09:33

N√≥s, os 93 movimentos populares e organiza√ß√Ķes sociais e 213 pessoas participantes da Confer√™ncia dos Povos do S√£o Francisco e do Semi-√°rido, realizada em Sobradinho (BA), entre 25 e 27 de fevereiro de 2008, tornamos p√ļblicas as discuss√Ķes e as decis√Ķes de continuidade de nossas lutas pela vida do Rio S√£o Francisco e do Semi-√°rido brasileiro, contra o Projeto de Transposi√ß√£o, ao mesmo tempo em que conclamamos a ades√£o e a solidariedade de todos e todas.

Mehr…

Baixo S√£o Francisco clama por √°gua

erstellt von Jo√£o Suassuna — 04.03.2008 17:00

√ĀGUA PARA O S√ÉO FRANCISCO!

Mehr…

Documento da reuni√£o ampliada extraordin√°ria da C√Ęmara Consultiva do Baixo S√£o Francisco, sobre o quadro cr√≠tico de baixas vaz√Ķes no subm√©dio e baixo S√£o Francisco

erstellt von Jo√£o Suassuna — 06.03.2008 10:46

DOCUMENTO A SER ENCAMINHADO √Ä DIRETORIA DO CBHSF, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, COORDENA√á√ÉO DAS PROMOTORIAS PUBLICAS ESTADUAIS DA BACIA, ANA, IBAMA, CHESF, ANEEL, ONS, REDE DE PESQUISA DE ECOVAZ√ēES.

Mehr…

Hidroponia é mais vantajosa quando utilizada água salobra

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.03.2008 09:18

A hidroponia pode ser uma alternativa eficaz ao cultivo de hortali√ßas no solo quando a √°gua utilizada para a irriga√ß√£o for salobra ‚Äď como geralmente s√£o as das reservas dispon√≠veis no subsolo do semi-√°rido nordestino. Foi o que mostrou a pesquisa conduzida pelo engenheiro agr√īnomo Tales Miler Soares na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. Luiza Caires, especial para a Ag√™ncia USP de Not√≠cias, 03/03/2008 16:50.

Mehr…

√Āgua Escassa - √Ä beira do apag√£o

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.03.2008 11:51

O esvaziamento dos reservat√≥rios das usinas hidrel√©tricas devido √† escassez de chuvas, que traz de volta o fantasma do apag√£o de energia, tem na represa de Tr√™s Marias, na Regi√£o Central de Minas, um exemplo gritante. Somente entre os dias 8 e 10 deste m√™s, a capacidade do lago caiu de 42,53% para 41,92%, em plena esta√ß√£o chuvosa. Em janeiro do ano passado, o volume era de 85,65%. A √°rea alagada na travessia de Tr√™s Marias a Morada Nova diminuiu de tr√™s para dois quil√īmetros. A situa√ß√£o se repete ou √© at√© pior em v√°rias outras barragens brasileiras, principalmente as do pr√≥prio Velho Chico, como Sobradinho, na Bahia, que est√° com apenas 19,37% da capacidade. Reportagem de Zulmira Furbino, do jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 13 de janeiro de 2008.

Mehr…

Rio São Francisco: incertezas da transposição

erstellt von Jo√£o Suassuna — 07.03.2008 11:54

13 de Agosto de 2007 √†s 17h 56m ¬∑ Ricardo ¬∑ Arquivado sob Geral Falta de estudo pode comprometer gasto de R$ 4,5 bilh√Ķes e n√£o resolver pobreza no S√£o Francisco, alertam pesquisadores da UnB Desde que o in√≠cio das obras de transposi√ß√£o das √°guas do rio S√£o Francisco foi autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov√°veis (Ibama) em abril de 2007, as incertezas sobre o sucesso do projeto voltaram a preocupar a comunidade cient√≠fica nacional.

Mehr…

Cientistas vêem ligação entre seca e aquecimento

erstellt von Jo√£o Suassuna — 10.03.2008 09:03

Fen√īmeno que atingiu a Amaz√īnia em 2005 teria sido intensificado - Um estudo realizado por cientistas brasileiros indica que o aquecimento global pode ter piorado a seca que atingiu a Amaz√īnia Ocidental em outubro de 2005, uma das mais severas j√° registradas na regi√£o. Na √©poca, rios caudalosos, como o Solim√Ķes, secaram a ponto de a navega√ß√£o ser interrompida. Por Cristina Amorim, O Estado de S.Paulo, 07/03/2008.

Mehr…

As voltas que o clima d√°

erstellt von Jo√£o Suassuna — 10.03.2008 09:06

[O Estado de S.Paulo] No momento em que estas linhas s√£o escritas, realiza-se mais uma reuni√£o do F√≥rum Brasileiro de Mudan√ßas Clim√°ticas (FBMC), para que representantes dos governos federal e estaduais, ONGs e institui√ß√Ķes cient√≠ficas definam ‚Äúas contribui√ß√Ķes ao projeto de lei que institui a Pol√≠tica Nacional sobre Mudan√ßa do Clima, a ser encaminhado ao Comit√™ Interministerial sobre Mudan√ßas do Clima‚ÄĚ. Estranho - 15 anos depois de haver assinado a conven√ß√£o do clima - o governo federal ter criado apenas no ano passado um comit√™ para definir essa pol√≠tica, quase ao mesmo tempo que, s√≥ ent√£o, instituiu tamb√©m uma Secretaria de Mudan√ßas Clim√°ticas no Minist√©rio do Meio Ambiente. Mas j√° h√° um projeto de pol√≠tica nacional, que, entretanto, mereceu muitos reparos na reuni√£o do FBMC, no dia 21 de fevereiro.

Mehr…

Mais um passo para a revitalização do Velho Chico

erstellt von Jo√£o Suassuna — 10.03.2008 09:07

Obras para tratamento secundário de esgoto na ETE Onça vão permitir o alcance da Meta 2010 na bacia do Rio das Velhas e contribuir para a revitalização do São Francisco.

Mehr…

Mudan√ßas clim√°ticas: √Ārtico perder√° camada de gelo a partir de 2015, diz especialista

erstellt von Jo√£o Suassuna — 11.03.2008 10:41

Alicante (Espanha), 10 mar (EFE) - O oceano √Ārtico poderia ficar sem gelo entre o ver√£o de 2015 e o de 2020 (hemisf√©rio norte), por causa, entre outros motivos, da acelera√ß√£o da mudan√ßa clim√°tica, e isso significa reduzir em cerca de 80 anos as previs√Ķes iniciais da comunidade cient√≠fica, segundo o ocean√≥grafo espanhol Carlos Duarte. Mat√©ria da Ag√™ncia EFE, publicada pelo UOL Not√≠cias, 10/03/2008 - 15h57.

Mehr…


Powered by Plone